sexta-feira, 2 de setembro de 2011

tecnicos chineses no BRASIL

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=8341

Notícias

Secretários municipais recebem delegação chinesa de kung fu/wushu


01/09/2011 - 18:40
Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Orkut



Maria Finetto


Técnicos chineses de kung fu/wushu estiveram na tarde desta quinta-feira, dia 1º de setembro, na Prefeitura de Campinas, para fortalecer os laços de intercâmbio entre o Brasil e China também na prática deste esporte. Eles foram recebidos pelo secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Petta, e o diretor da Secretaria de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajjar Francisco, que deu boas-vindas à delegação chinesa em nome do secretário Sinval Dorigon.

Os técnicos estão no Brasil para a preparação final da Seleção Brasileira de kung fu/wushu, que participará do Mundial em outubro, em Ancara, na Turquia.


Zhang Cheng Ming, técnico de Sanda (que se refere a combate) e Lü Shao Jun, técnico de Taolu (que pode ser traduzido como rotina) estavam acompanhados do presidente da Confederação Brasileira de kung fu/wushu, Marcos Vinícius Fernandes Alves. Eles receberam o apoio de Petta para reforçar a campanha do wushu em passar a ser oficialmente um esporte olímpico.


O secretário disse que reforçará essa campanha na visita do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) à Campinas, prevista para a segunda quinzena de setembro durante as Olimpíadas Universitárias JUBs.


Petta disse que já está em curso no COB uma parceria de intercâmbio com o governo chinês para troca de conhecimentos das experiências da China quando da realização das Olimpíadas de 2008 em Pequim. “A presença de vocês só veem a engrandecer a missão de intercâmbio, até porque em 2008 virou uma referência para o mundo tudo o que vocês fizeram e como vocês organizaram. Nós temos muito o que aprender com a maior potência do mundo”, afirmou.


Para o secretário, a  visita da delegação chinesa é uma demonstração do crescimento e fortalecimento do kunf fu/wushu em Campinas. A Secretaria vem apoiando bastante essa modalidade. A cidade recebeu no ano passado, a Confederação Brasileira de Kung Fu que trouxe apresentações dos melhores atletas do mundo da modalidade. As exibições foram as únicas no País, e Campinas foi a cidade escolhida pela organização para receber o evento, assim como também sediou em julho o Campeonato Paulista de Kung Fu e devido ao sucesso do evento, a 21ª edição do Campeonato Brasileiro da modalidade.


O diretor da Secretaria de Cooperação Internacional, Rodrigo Hajjar Francisco, disse aos técnicos que poderão contar com o apoio da Prefeitura para 'fortalecer ainda mais o wushu no Brasil e em Campinas' e que a vinda dos técnicos só vem reforçar esse intercâmbio entre os países.


O técnico Lü disse que a vinda deles ao Brasil tem o objetivo de estreitar os laços também no esporte já que os dois países têm bons relacionamentos em outras áreas como na economia. Ele disse que a Associação Chinesa de Wushu quer estreitar a relação com o Brasil antes das Olimpíadas de 2016. Os planos são de conseguir a realização do campeonato mundial no Brasil um ano antes, em 2015, provavelmente, no Rio de Janeiro.


Lü Shao Jun explicou que o wushu não é apenas um esporte para o combate, mas para fortalecer o organismo. Ele disse que a modalidade por ser praticada por deficientes visuais, uma proposta que foi mencionada por Petta como política da Secretaria de inclusão social no esporte e lazer.


Unicamp

Marcus Alves disse que que os técnicos também estiveram na Unicamp para tratar de uma parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF) para intercâmbio com a Universidade de Beijing, que está entre as melhores do mundo e que tem atletas campeões olímpicos. Segundo Alves, os técnicos estarão nos dias 24 e 25 de setembro, na FEF, para ministrar clínicas para atletas da modalidades. Antes eles, eles participam do 22o. Campeonato Brasileiro de kung fu/wushu no dia 7 de setembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário